Homestay é um programa para estudantes e turistas que permite viver o máximo da cultura e estilo de vida Canadense, se hospedando na casa de uma família local.

Existem atualmente várias formas de se contratar o homestay, e neste momento deve-se tomar alguns cuidados para não comprar gato por lebre.

O que é Homestay - Real homestay from Home Sweet Homestay Agency
Uma casa real da Home Sweet Homestay em Vancouver-BC no Canadá

Homestay por Empresa/Agência Especializada

Nesta modalidade a empresa trabalha recrutando famílias, e é responsável por inspecionar a qualidade da casa, conhecer pessoalmente e analisar vários critérios como comportamento, receptividade, antecedentes criminais e quando a nova família é aceita entra para o banco de dados para começar a receber hóspedes e estudantes.

Quando a empresa recebe uma aplicação de um turista ou estudante, é responsabilidade dela analisar o perfil completo como idade, interesses (hobbies), alergias, pré-requisitos à alimentação (vegetarianos, restrições por religião), local onde vai estudar para encontrar uma localização mais conveniente e ainda qualquer outro aspecto que possa fazer com que a experiência seja a melhor possível.

Neste caso, o cliente somente fica sabendo qual é a família que vai recebê-lo após o pagamento e confirmação, isso é devido a empresa ser a responsável pelo “match”, ou seja, com base nos critérios e perfil do cliente é escolhida a melhor família que possa oferecer a melhor experiência e recepção.

Por fim, a agência ainda é responsável por buscar e levar ao aeroporto caso seja requisitado, e fornecer todo suporte local e garantias de que se o cliente não se adaptar ou por algum motivo quiser trocar de família, é um direito e deve-se oferecer essa troca o quanto antes para evitar maiores transtornos.

Homestay por Plataformas Livres

Existem atualmente vários sites que listam famílias que alugam quartos para qualquer pessoa interessada, e nestes casos essas plataformas não intermediam e nem são responsáveis pela qualidade do serviço oferecido, apenas disponibilizam um mecanismo de você encontrar opções, avaliar por depoimentos de outras pessoas e efetuar o pagamento para reserva.

Neste caso o pagamento é feito por diárias, não tem quantidade mínima de dias e não inclui refeições, porém você tem acesso a cozinha caso queira fazer algo.

Importante reforçar que como o cliente é responsável por escolher a família, se acontecer algo e não gostar da casa, não existe nenhum suporte para trocar, o próprio hóspede deve tratar com a família do cancelamento e ir ao site novamente para achar outra casa próxima.

Esta é uma boa opção para quem vai ficar por alguns dias e quer economizar com hotel.

Homestay por Agências de Turismo

Praticamente todas as agências de turismo dão suporte total na viagem, como venda das passagens, seguro de viagem, matrícula em escolas de idioma, reserva em hotéis ou homestay.

Esta é uma opção muito interessante para quem quer fazer tudo em um só lugar, tratar dos detalhes pessoalmente e ter um agente, ou seja, um profissional que já tem experiência para orientar com as melhores opções e lhe dar maior segurança sobre o que está contratando ou não.

Quando se contrata o homestay por agência de turismo, a prática mais comum é entrarem em contato ou com uma escola de idiomas que ofereçam o serviço ou com uma empresa especializada, assim o cliente pode falar com seu agente caso tenha qualquer problema e tudo é resolvido de forma centralizada no profissional que fez o pacote.